sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ato Continental pela retirada das tropas da ONU do Haiti


Ato Continental pela retirada das tropas da ONU do Haiti
DIA 5 DE NOVEMBRO - EM SÃO PAULO - 15 HORAS

Câmara dos Vereadores de São Paulo
(Salão Nobre - 8º Andar)
Viaduto Jacareí, 100 - Centro - Metro Anhangabaú
Clique no link acima para ver como chegar (google maps)
Ato e Coletiva serão transmitidos ao vivo via link no blog http://retiradatropashaiti.blogspot.com/
 

Ato Continental já conta com a presença de delegações de 8 países pela retirada imediata das tropas da ONU do Haiti.

Em 5 de novembro próximo, às 15h, entidades sindicais e democráticas e parlamentares realizam um Ato Continental, na Câmara Municipal de São Paulo, pela Retirada Imediata das Tropas da ONU do Haiti. Dirigida pelo Brasil, a ocupação militar do país caribenho começou em 2004 e envolve mais de 12.000 soldados e policiais de 54 países.
O Haiti foi o primeiro país independente da América Latina e a primeira república negra no mundo. A atual ocupação militar começou meses depois de tropas dos Estados Unidos, Canadá e França derrubarem e exilarem o presidente legítimo do país, Jean Bertrand Aristide, no início de 2004. Desde então, milhares de haitianos já se manifestaram exigindo a retirada das tropas, cuja presença viola o direito democrático à autodeterminação dos povos. Em resposta aos apelos do próprio povo haitiano, desenvolve-se uma campanha internacional pela Retirada das Tropas da ONU do Haiti.
O movimento sindical, popular e democrático no Brasil ocupa um lugar particular nesta luta, pois o país está na chefia da missão, sobre a qual pesa acusações de violação de civis, repressão ao movimento operário local e assassinato de lideranças. O Ato Continental em São Paulo ocorre depois que o próprio governo brasileiro falou em retirada, pela boca do ministro da Defesa, Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores. Todavia, no ultimo dia 15 de Outubro, o Conselho de Segurança da ONU renovou por mais um ano o mandato da Minustah.
O Ato pretende reunir representantes do movimento popular e democrático brasileiro com lideranças vindas de outros países das Américas e do próprio Haiti. Além de protestar contra a ocupação militar, o Ato será um momento para ouvir o relato dos haitianos e iniciar novas etapas do movimento pela retirada das tropas.
Até o momento, estão confirmadas as presenças de Fignolé St Cyr, da Central Autônoma dos Trabalhadores do Haiti; dos estadunidenses Colia Clark, do movimento pelos direitos civis dos anos 60 (militantes do NAACP no Mississipi); Kim Yves, do jornal Haiti Liberté e Dan Coughlin, da revista The Nation ; do boliviano Nelson Guevara Aranda, do Sindicato dos Mineiros de Huanuni; dos uruguaios Hugo Dominguez, do Sindicato dos Metalúrgicos (PIT-CNT) e Andres Uriostes da Coordinadora por el Retiro de las Tropas; de Natalia Saralegui, do “Comite Argentino por el Retiro de las Tropas” e do professor Henry Boisrolin e ainda do sindicalista francês Jean Marquiset, da direção do Partido Operário Independente.
O Ato Continental é organizado pelo Comitê Defender o Haiti é Defender Nós Mesmos, e sua convocação é feita, entre outros, pelos deputados estaduais Adriano Diogo (PT-SP), José Candido (PT-SP), Yulo Oiticica (PT-BA), pelo escritor Fernando Moraes, Olivio Dutra, ex-governador e fundador do PT, Barbara Corrales (Comitê), Julio Turra, da Executiva Nacional da CUT, e pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo.
Contatos e informações:
comitedefenderhaiti@uol.com.br
Telefone (11) 9245-0300 (Barbara Corrales)
http://retiradatropashaiti.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário