terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia 17/11/2011 às 17 horas, no espaço-sede do Núcleo de Consciência Negra na USP



Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4 Bloco 3, Tel: 3091-4291 - Barracões atrás da FEA / USP.
 
O Núcleo de Consciência Negra (NCN) está sob ameaça de deixar de existir fisicamente dentro da USP e, sendo assim, pede o apoio de todo/as que se solidarizam com seus objetivos e com sua atuação dentro do espaço  político e acadêmico da USP. Com efeito, ele está sendo ameaçado de expulsão desse espaço que ocupa há mais de 2 décadas. Ora, sabemos que sem esse espaço, o NCN terá menos força e ficará inviabilizado de perseguir seus objetivos em benefício dos jovens afrodescendentes presentes e futuros.

O que está acontecendo?
Desde sua criação há mais de 20 anos, o NCN sofre constantes ameaças de perder o uso do espaço e ser expulso da USP por conta de levantar e defender uma bandeira a qual a USP quer ignorar... a bandeira das reparações históricas ao povo negro e da inclusão étnica-racial... e neste momento a USP quer demolir o barracão que ocupamos no campus da Cidade Universitária / Butantã.

Em Setembro/2011, a Reitoria da USP encaminhou um pedido para a Comissão Permanente de Políticas Públicas de Inclusão Social, criada pela Portaria GR Nº 4846, para que esta  fizesse uma avaliação de mérito sobre a relevância das atividades desenvolvidas pelo NCN que justifique (ou não) a sua permanência no campus. O parecer, cuidadosamente elaborado e assinado pela Professora Dra. Eunice de Aparecida de Jesus Prudente, Presidente da Comissão citada, fez uma análise pormenorizada sobre a existência do NCN no espaço da USP, assim como sobre as numerosas atividades desenvolvidas pelo NCN, visando sempre à integração dos afrodescendentes tanto na USP como na sociedade brasileira de modo geral e concluiu o relatório advogando que a permanência do NCN pode ocorrer mediante um instrumento jurídico que regulariza a incorporação do NCN pela USP (leia-se... se nós deixarmos de existir enquanto associação política autônoma e passarmos a ser um "Núcleo" da USP, sob seu comando). 

O parecer da USP não diz em momento algum que a USP garantirá o uso do nosso espaço para desenvolvermos nossas atividades, que dentre elas destacamos: o Curso Popular Pré-vestibular, o Centro de Estudo de Idiomas (CEI), as Oficinas de Teatro e as Oficinas de Cidadania, que abarcam debates, seminários e palestras sobre a história, as demandas e a cultura afro-brasileira. 

É diante dessa indefinição e impasse no qual se encontra o futuro do NCN, que seus membros, estudantes, funcionários e docentes estão convocando uma reunião ampla, com lideranças de diversos setores que apoiam os objetivos e a ação do NCN, para atuarmos conjuntamente visando encontrar uma solução duradoura contra a repressão e ameaças que o NCN está sofrendo.

Por conta disto, contamos com a sua presença, solidariedade e apoio!

Coordenação do Núcleo de Consciência Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário