domingo, 13 de novembro de 2011

REPARAÇÕES

REPARAÇÕES
 enviado pelo Milton Barbosa MNU

Já faz algum tempo que me cobro escrever sobre reparações e agora eu tenho essa possibilidade.
Primeiro é necessário que separemos algumas categorias que andam meio emboladas como se fossem a mesma coisa: Reparações, políticas públicas, ações afirmativas - entre elas cotas .
Reparação - é devido aos africanos em África e na diáspora pelos crimes de escravização e colonização, considerados crimes de lesa humanidade pela III Conferencia Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerancias Correlatas, Durban, 2001.Quem comete crime repara o crime cometido e os Estados europeus,seus sucessores como o Brasil e outros, e norte americano devem reparar o crime cometido em África e nos seus territórios contra os africanos e seus descendentes.
Ações afirmativas - são dispositivos juridicos lançados por um organismo, público ou privado,  que reconhecendo as diferenças sociais existentes entre os diversos grupos presentes naquela sociedade privilegia ou afirma o grupo que encontra-se em desvantagem. Ex, cotas para deficientes fisicos, cotas para negros nas universidades públicas, cotas para mulheres nos partidos politicos.
Políticas públicas - são ações lançadas pelos diversos governos para beneficiar um dado grupo, segmento, parcela da população. Ex. financiamento do governo brasileiro a imigração italiana, japonesa na segunda metade do sec. XIX.
Quanto a Reparação - quais foram as ações que caracterizaram a escravização e o colonialismo -
baixa no estoque humano dos diferentes povos africanos -  pelo sequestro,genocidio;
rapina, roubo, apropriação indébita de riquezas naturais de todo território africano durante mais de  cinco séculos;
rapina,roubo, apropriação indébita de obras de arte produzidas por artistas de vários povos africanos por mais de cinco séculos;
encobrimento da produção cientifica e cultural de milhares de anos de vários povos africanos;
a consequente inviabilização dos territórios em Africa, por espoliação humana, cultural e economica;
Imposição do trabalho escravo a milhões de  seres humanos em África e na diáspora;

Castigos físicos,mutilação,tortura de milhões de seres humanos em África e na diáspora;
Morte de milhões de seres humanos em África e na diáspora;
Vilipendio da fé, da familia, da cultura de milhares de povos africanos;
Inviabilização economica dos africanos e seus descendentes nos territórios africanos, europeus e americanos;
Estupro das mulheres africanas em Africa e nos territórios da diáspora africana;
Imposição do padrão europeu de beleza para rebaixamento da autoestima dos africanos,especialmente das africanas, e seus descendentes na diáspora e mais atualmente em África. Posso parar por aqui a descrição de como europeus e americanos cometeram os crimes de colonização e escravização porque senão teria que usar várias páginas para discorrer sobre eles.
A luta por Reparação compreende um pacto que levará a uma nova sociedade,uma verdadeira ressocialização.A Construção de uma sociedade saudável,onde as nações devedoras de Reparações farão acões que fecharão as feridas deixadas pelo escravismo e colonialismo.
Faz se necessáriocomeçar:
Criação de um fundo europeu,americano e demais países herdeiros do colonialismo, para Reparações Humanitárias;
Devolver as obras de arte roubadas em África,e presentes em vários museus e coleções particulares no mundo todo, criação de museus em território africano para abrigar estas obras;
Comites nos países africanos para reconstrução bancado pelo Fundo de Reparações Humanitárias;
Perdão da dívida externa de todos os países africanos,devolução do controle aos africanos das suas riquezas minerais;
Na diáspora é necessário que se crie programas de habitação,de saúde, de educação,culturais,lazer privilegiando a população negra,programas supervisionados pelos Comites de Reparações Humanitárias.
Esta nova sociedade se dará com a luta de todos que já perceberam o adoecimento da humanidade e que estão dispostos a lutar de fato para a cura.
TODOS Á LUTA ATÉ A TOTAL CONQUISTA DE REPARAÇÕES HUMANITÁRIAS.
 
Como dizia Aimé Césaire " as sociedades tradicionais africanas não eram só antecapitalistas elas eram também anticapitalistas. 
  
Regina Lúcia dos Santos - 12 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário